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APLICAÇÃO DE MODELO DE INTELIGÊNCIA À ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE DESTINO TURÍSTICO

Atualizado: 20 de abr. de 2022

O objetivo da pesquisa é analisar a gestão e o desenvolvimento de destino turístico, por meio da disponibilização, do acesso e das aplicações dos indicadores, que se constituem em informações para conhecimentos acadêmicos, organizacionais e gerenciais, com base no conceito de inteligência de mercado em turismo. O destino selecionado para a aplicação é o município de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), conhecido como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, é um dos principais do Sul do Brasil. Em 2010, uma pesquisa sobre o desenvolvimento turístico de Bento Gonçalves evidenciou pontos positivos relacionados à infraestrutura geral, serviços e equipamentos, assim como, sua importância no contexto turístico regional e nacional.

Para a pesquisa atual, o delineamento metodológico consistiu em revisão teórica sobre o tema de gestão e inteligência de destinos turísticos, contextualização do município na região e correlações analíticas de dados coletados, por meio do instrumento ampliado e atualizado da pesquisa anterior, com questões fechadas e abertas, estruturadas em dez eixos conceituais. A metodologia, de natureza qualitativa e quantitativa, foi complementada por análise documental. As evidências da pesquisa de campo, além de confirmar a abrangência e a consistência do modelo de análise, mostram que o destino analisado evoluiu significativamente em termos econômicos, de governança e inteligência de mercado de turismo, consolidando sua posição regional.

Em ações, ou em projetos de integração regional, a participação do município é considerada significativa, em razão de sua proatividade na Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra) e nas organizações turísticas do Rio Grande do Sul. Nas decisões, em organizações ou entidades regionais, o poder e a influência do município são determinantes, pois os gestores locais são consultados para as principais iniciativas do turismo do estado.

Também, como conclusões, tem-se que o município ainda enfrenta desafios de melhoria de sua infraestrutura e de sua oferta turística. Contudo, o desenvolvimento da atividade turística, na região, foi expressivo, se comparado aos resultados da pesquisa de 2010. O destino tem atraído demandas, cujos gastos impulsionam a economia local, com a geração de oportunidades de empregos e renda para a população, bem como para os operadores externos da atividade.

A criação do Plano de Turismo Municipal mostra-se vital para o planejamento e desenvolvimento turístico do destino, assim como a importância de se garantir sua atualização periódica, com conteúdo que sejam norteadores de ações e políticas que permitam dar continuidade aos resultados obtidos apresentados nesta pesquisa. Nesse sentido, faz-se mister que entidades representativas do setor permaneçam engajadas nas redes estabelecidas e continuem no processo de realização de novas alianças.

O conjunto de indicadores mostra que Bento Gonçalves apresenta potencialidades para ser reconhecido como destino turístico inteligente. Nesse sentido, destaca-se o Grupo Gestor, que têm trabalhado nos últimos anos assumindo um papel importante na governança local em prol do desenvolvimento turístico do destino, por meio de uma rede composta de instituições heterogênas, que promovem discussões, diálogos e debates sob diferentes pontos de vistas a partir de um objetivo em comum: aumentar o desempenho turístico de Bento Gonçalves. Somado a isso, podem-se citar as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo, como o projeto “Cultura Empreendedora” e a criação do site Portal Empreendedor.

Outro fator é a inserção de ferramentas e soluções tecnológicas, como o desenvolvimento de um aplicativo para turistas, que contribui para enriquecer a experiência turística pela disponibilização de acesso a informações. Ações de monitoramento e coleta de dados confiáveis do setor turístico, desde 2016, são importantes para medir o desempenho do destino e, assim, melhorar a gestão turística, por meio do desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões inteligentes, na melhoria, tanto dos serviços, como no fomento das políticas públicas, conforme visto na elaboração do Plano Municipal de Turismo de 2015-2018. Destaca-se que a divulgação e a promoção ocorrem de maneira perene, tanto por meio dos eventos e de peças publicitárias, como pelas redes sociais, o que tem sido importante na constituição de uma marca turística no município.

O município tem se beneficiado de ações integradas e compartilhadas com diversos atores da iniciativa pública e privada, tanto da esfera local, como no âmbito regional, ao longo dos últimos dez anos. Os desafios a serem superados intensificaram-se, frente ao contexto atual das incertezas da pandemia Covid-19. No entanto, o destino tem apresentado resultados positivos no controle do vírus. Ressaltam-se as ações de monitoramento e de integração entre o trade turístico local no enfrentamento de dificuldades econômicas do setor e na criação de medidas inteligentes e eficiências a partir de indicadores do destino.

Em síntese, o uso e o monitoramento dos indicadores, apresentados na pesquisa, constituem importante instrumento de identificação de aspectos positivos e negativos do destino, em toda a sua potencialidade inteligente. Nesse sentido, reafirma-se a importância da inteligência em turismo para a formulação de políticas públicas, visando ao desenvolvimento do setor.

Para novas pesquisas, é importante avançar na aplicação do modelo em outros destinos, a fim de fazer análises comparativas. Ainda que o modelo seja adequado e eficiente, pode-se atualizá-lo conforme as características e as realidades dos diferentes contextos de aplicação. Também, se sugere ampliar a discussão acerca de categorias analíticas que identifiquem o não cumprimento de ações pelos gestores, com base em outros eixos teóricos dimensionais, contemplados pela própria abordagem da inteligência no mercado de turismo.

A pesquisa foi publicada em artigo, no Journal of Multidisciplinary Academic Tourism: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/2052290; e, em capítulo, no livro Políticas Públicas de Turismo no Brasil: Estado da Arte e Balanço do Campo.


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