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ABORDAGENS INTERDISCIPLIANARES DA REGIONALIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Atualizado: 31 de out.

Lançado recentemente, o e-book, “Gestão do Turismo, nas Perspectivas da Governança, da Regionalização e do Desenvolvimento”, é resultado dos temas de pesquisa dos autores dos dez capítulos, na área de gestão e desenvolvimento regional do turismo, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).


A obra contribui para: analisar cenários turístico-geográficos, a fim de diagnosticar problemas e identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do turismo regional; identificar dimensões, elementos e indicadores do setor; e para a produção de conhecimento sobre os diversos segmentos e as gestões pública e privada do turismo regional. Agregam-se as ênfases das fundamentações teóricas de governança e o enfoque de redes de cooperação, com destaque para estratégias de planejamento participativo.


Por mais que o planejamento e a gestão do desenvolvimento do turismo restrinjam-se aos territórios de atuações dos atores públicos e privados, em âmbitos local e municipal, as implicações e os impactos espaciais do setor são complexos e demandam conhecimentos e metodologias adequadas de pesquisa.


Com base nas realidades regionais, considerando suas atuações – nos âmbitos do mercado, da gestão pública e da pesquisa acadêmica dos autores – espera-se que o livro proporcione o compartilhamento de visões de modelos teóricos e de experiências profissionais. As discussões sobre desafios e potencialidades da regionalização do turismo, cujas atividades são constituídas em sistemas que articulam produtos, serviços e atrativos, transcendem as fronteiras político-administrativas e institucionais.


Nessa perspectiva, a interdependência sistêmica é inerente ao desenvolvimento, em seus diversos campos e dimensões, entre os quais o turismo se destaca, como atividade social, econômica, humanística e científica. Para o desenvolvimento do turismo, é fundamental conhecer as diferentes realidades e identificar funções, responsabilidades e competências dos atores nos territórios regionais.


A visão regionalizada do turismo, com base em fundamentações científicas, é fundamental para a conquista do desenvolvimento socioeconômico, no sentido de satisfação dos turistas, bem-estar e qualidade de vida das comunidades regionais. A produção envolveu autores de várias regiões do Mapa do Turismo Brasileiro. Esta obra sintetiza, portanto, os conhecimentos desse grupo de pesquisadores, que apresentam, em dez capítulos, suas análises, visando contribuir para novas reflexões sobre os desafios e as possibilidades da regionalização do turismo no Brasil.


Conforme o e-book anterior a este – a primeira edição, intitulada “Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo” –, o conceito de região turística é inerente ao conhecimento das relações territoriais dos atores, cujas configurações envolvem fatores do ambiente natural e, principalmente, ações humanas nas atividades produtivas do setor. O turismo destaca-se entre os setores econômicos, em razão dos indicadores de desempenho de seus segmentos de mercado, evidenciados nas publicações acadêmicas.


Neste livro, reitera-se que a produção acadêmica é uma das principais contribuições dos docentes e dos discentes dos programas de pós-graduação da área. No caso do conjunto destes dez capítulos, mantêm-se os parâmetros das contextualizações dos problemas e das potencialidades do turismo no modelo de regionalização, pelo agrupamento geográfico de municípios.


Com base em características econômicas e peculiaridades culturais, evidenciam-se os atrativos e as dinâmicas organizacionais, que constituem as ofertas regionais, em consonância com os mercados das demandas turísticas. A gestão regional do turismo abrange diversos fatores da prosperidade econômica, como transferência de renda pelos fluxos turísticos entre centros emissores e centros receptores.


Na condição de atividade de exportação e de geração de desenvolvimento regional, o planejamento e a gestão do turismo regional devem priorizar interesses, liberdades de escolhas e decisões das populações locais dos destinos. É essencial fomentar modelos de governança, a fim de que o setor contribua para reduzir disparidades econômicas. Enfatiza-se que o conceito de governança se fundamenta no caráter participativo, visando estruturar e consolidar as redes de cooperação entre os gestores públicos, os atores privados e as organizações associativas das regiões turísticas.


Esta obra destaca-se pelas aplicações de conhecimentos conceituais de regionalização, roteirização, capital social, planejamento, arranjos produtivos locais, segmentação (turismo criativo, marítimo, transfronteiriço, alternativo) e desenvolvimento econômico, que são esclarecedores para as estratégias de competitividade turística regional. Mais uma vez, espera-se que o livro motive discussões sobre questões teóricas e práticas da regionalização, considerando a interlocução dos pesquisadores acadêmicos da área com a sociedade e com o mercado.






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