Resultado da dissertação de mestrado de João José dos Santos Júnior, no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, o artigo, "Turismo religioso e desenvolvimento socioeconômico: análise da governança turística no município de Aparecida (SP)", foi publicado na revista Caderno Virtual de Turismo.
O resumo informa que na análise do desenvolvimento do turismo, identificam-se os diferenciais dos segmentos da oferta na atração dos fluxos turísticos. O turismo religioso movimenta, anualmente, mais de 300 milhões de pessoas no mundo. É o principal segmento em vários destinos do país, entre os quais, o município de Aparecida (SP), sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior centro de peregrinação da América Latina. O turismo religioso, decorrente de romarias, é a principal atividade econômica do município, que recebe cerca de 12 milhões de visitantes ao ano.
O Santuário, que oferece, além do espaço interno, estrutura de hospedagem, alimentação e lazer, influencia na configuração socioespacial do município, e impacta nas políticas públicas locais. Com base no modelo teórico dos múltiplos fluxos, este trabalho analisa a governança e a formulação de políticas públicas no destino turístico. Os procedimentos da pesquisa foram análise do Plano Diretor de Turismo Municipal e entrevistas com membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Nos resultados, verificam-se: articulação com o plano anterior, utilização de indicadores do inventário turístico, pesquisa de demanda e avaliação dos atrativos. Com os impactos da pandemia de Covid-19, houve maior articulação do setor. Conclui-se que o Comtur representa a consolidação da governança, em razão da convergência de interesses políticos, sociais e econômicos dos atores, na gestão, planejamento e especialmente na formulação das políticas públicas do turismo. É importante que o desenvolvimento turístico transcenda os limites do Santuário, contemplando a integralidade do território do município.
O DOI do artigo é: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.23n3.2023.2058
Comments